segunda-feira, 22 de março de 2010

A lógica da batata

Acho curiosa a necessidade que os bancos, essas entidades recatadas que vivem em extrema penúria, têm de inventar taxas do nada. É caso disso, o Montepio, banco onde tenho conta, que inventou agora uma taxa chamada "Comissão de Manutenção", onde trimestralmente nos tiram dinheiro das contas à ordem, a partir do próximo dia 1 de Abril.
No entanto, quando questionados sobre esta taxa instantânea, os funcionários do banco apenas nos respondem que "é a nova política comercial da empresa". Como se isso fizesse toda a diferença. Mas a cereja em cima do bolo é mesmo o valor da taxa. Este simpático valor é tanto maior quanto menos dinheiro haja na conta. Ou seja, quem tiver pouco dinheiro na conta, vai pagar mais. E não há cá desculpas. Que se quer uma conta é para ter lá dinheiro, e muito! Andamos aqui a brincar, não?

Ainda assim, é dada uma oportunidade de ficarmos isentos desta comissão, oportunidade essa que passa por aderir a alguns produtos do banco. A perder é que eles não podem ficar, claro está. Mas sinceramente já estive mais longe de voltar à forma de guardar dinheiro que os meus avós utilizavam: de baixo do colchão. Aí, a não ser que os ácaros comecem também a cobrar comissões por nos guardarem o dinheiro, penso que estará tudo bem.

2 comentários:

Carla austríaca disse...

Já pensei nisso já... Mal deixe de usufruir dos privilégios de ter um cartão de estudante :P é uma coisa acertada

Bárbara disse...

eu então acho óptimo abrir uma conta em cada banco, ora por cartão de estudante, ora até para o da associação de estudantes. O pior é eu já me andar a esquecer em quantos bancos ando a abrir uma conta. Acho que vou eliminar tudo, brevemente, assim que passe ao estatuto de trabalhador. Iniciar a vida financeira é duro.