segunda-feira, 8 de março de 2010

Dias "especiais"

Eu acho realmente piada à necessidade que a humanidade tem de criar dias especiais para tudo e todos os que têm tratado de forma miserável ao longo dos tempos. Será uma forma de pedir desculpas, e pronto, já temos a nossa obrigação feita. Como se o simples facto de criar um dia especial para algo mudasse muita coisa nos comportamentos das pessoas no resto do ano.
E não quero com isto descriminar esse ser fascinante que é a mulher neste seu dia "especial". Mas para mim faria muito mais sentido começarem duma vez a dar de facto oportunidades iguais a homens e mulheres, sem qualquer discriminação (salários, licenças de maternidade, etc.) e então depois disso tudo implementado e a funcionar, celebrar finalmente um dia para comemorar, não um dos sexos em particular, mas antes o marco histórico que seria o dia em que a plena igualdade de direitos entrasse em vigor. O dia da igualdade.

1 comentário:

Carla austríaca disse...

Concordo plenamente contigo.
Aqui na Áustria, ou pelo menos onde estou a estagiar, soube há pouco tempo que dão imensos apoios monetários e não só às mães. Todas elas têm direito a licenças de maternidade, acho que de um ano e recebem igualmente fundos todos os meses para ajudar a família. E não, não são 100 euros por cada criança que nasce.

Mas enfim... bom comentário ;)