quinta-feira, 21 de julho de 2011

Meme Literário - Ou como perder o rótulo de Nerd em três tempos

O T. desafiou-me para isto, e eu até acho piada a estas coisas e pode ser que reanime o estado vegetativo em que este blog se encontra, mesmo que demonstre que a minha cultura literária é uma bosta.


1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?

Sou capaz de devorar livros se os tiver à minha frente, mas sofro do terrível defeito de não conseguir voltar a lê-los. Já o tentei antes, sem sucesso. Mas tudo é possível...

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

É um crime afirmar isto, mas sim. Nunca consegui ler até ao fim "O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel" de Tolkien, mas estive bastante perto... Ainda lá tenho o separador e tudo... Mas eu sei, não se admite!

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?

Correndo o risco de deixar de parte muitos autores que o mereceriam sem sombra de dúvida, vou dizer "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry. Aprende-se mais com aquele pequeno livro do que com todos os pseudo-intelectuais livros de auto-ajuda que por aí abundam.

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?

Vou mencionar autores e não livros. Gostaria de ter lido muito mais de Eça de Queirós e de José Saramago do que aquilo que li, que foi muito pouco e mais uma vez, não se admite...

5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?

Sem dúvida a cena final do "Admirável Mundo Novo" do Aldous Huxley.

6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Infelizmente fui sempre muito pouco estimulado para ler pelos meus ricos paizinhos. Não o fizeram por mal, mas os estragos (como a minha preguiça para procurar livros de forma voluntária) estão feitos. Mas mesmo assim ainda lia pontualmente os típicos livros da "Uma Aventura" e lia também algumas BD's (não me venham com coisas, são livros também e estupidamente subvalorizados).

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Vou cometer mais um crime e vou ter muita gente a odiar-me por causa disto, mas tenho de dizer a "Aparição" do Vergílio Ferreira. Eu juro que tentei com todas as minhas forças, ainda para mais passando-se a trama da história na minha cidade natal e sendo eu um simpatizante moderado do existencialismo, mas não consigo gostar do livro. Existencialismo a mais para os meus fracos neurónios, talvez...

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

Admirável Mundo Novo, 1984, Mensagem, Os Filhos da Droga, O Mundo Encantado do Sono (livro técnico mas de muito agradável leitura), As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, O Principezinho, todos os contos da Sophia de Mello Breyner, a saga Harry Potter (vá lá, os livros até não são maus...) e ao nível da BD, Watchmen, Kick-Ass (leiam a BD e nunca vejam o filme) e Scott Pilgrim, para nomear alguns.

9. Que livro estás a ler neste momento?

Vergonhosamente admito que não estou a ler nenhum por agora... Mas aceitam-se sugestões!

10. Indica dez amigos para o Meme Literário:

Todos os que oficial e oficiosamente por aqui passam, que não tenham já sido indicados por outros ou feito isto e que, acima de tudo, lhes apeteça.

Sem comentários: