segunda-feira, 2 de maio de 2011

Monstros reloaded

Está feito. O Grande Monstro que atormentava o mundo ocidental e "civilizado" está morto (ver aqui). Paranóias e teorias da conspiração à parte, o que é certo é que o despacharam sem demoras, sem julgamentos e «justiça foi feita». Pelas próprias mãos, atrevo-me a acrescentar. No entanto, há que reconhecer a eficácia e o oportunismo da América na decapitação da besta, algo que aparenta contrastar em muito com a América de há poucos anos atrás. Menos um monstro por aí. O mundo festeja.

Mas... e agora? Recuperaram-se os milhares de pessoas que morreram por ordem deste animal? Acabou a ameaça? Acabou o terrorismo? Acabou a Al-Qaeda? Acabaram as guerras começadas por causa dele? Estamos em paz? ... É que a mim parece-me que está tudo na mesma. Os monstros não desapareceram, e eu continuo a assustar-me mais com aqueles que não conseguimos reconhecer em nós mesmos. Mas disso já eu falei há algum tempo atrás, aqui.

Sem comentários: