sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O cerne da questão

Tem sido abundantemente falada nos media ultimamente a saída inesperada de Ricardo Carvalho da selecção (ver notícia). Muita gente tem opinado, ora chamando o senhor de mimado e pretensioso, ora dizendo que fez muito bem. Mas isso a mim não me interessa nada.
Aquilo que acho que merece destaque desta história toda é: o Paulo Bento é alentejano? É que até agora, nunca tinha ouvido ninguém dizer «manhên» - para além dos meus avós e de todos os alentejanos da sua geração - para se referir à primeira parte do dia. Ora oiçam lá:




Não me interpretem mal, eu, enquanto orgulhoso alentejano, tenho muita pena de não dizer «manhên», mesmo ainda tendo em mim expressões como "o telefone está empedido" ou "aventa-me lá isso".







- EDITADO -

Depois de uma acesa discussão com uma amiga minha sobre fonética, mais especificamente a fonética do sotaque alentejano, tenho de lhe dar o braço a torcer: não é «manhein», é «manhên». Detalhe corrigido!

Sem comentários: