quarta-feira, 12 de maio de 2010

Comichões...

Consta que o nosso Primeiro Ministro, José Sócrates, esteve esta manhã numa pequena reunião com o Papa (ver aqui). Consta também que após essa reunião, ao falar com os jornalistas ali presentes, o nosso PM se referiu ao Papa por «Sua Eminência». Consta também, que os Srs. Padres comentadores residentes da RTP, sobre esta visita do Papa ao país, ficaram muito ofendidos com isto, pois, segundo eles, quando se fala do Papa temos de o tratar por «Sua Santidade» e não por Eminência, e que tendo o Sr. Primeiro Ministro um pai católico, que tinha a obrigação de não fazer uma ofensa destas.

Sinceramente não percebo. Do que li, e ouvi, não me apercebi de ninguém ter sido mal educado com o Sr. Papa, e que não o tenham tratado com respeito. E para além disso, tratar por «Sua Santidade» alguém que, no passado, foi responsável pelo encobrimento descarado de crimes hediondos praticados, durante anos e anos, a centenas de crianças indefesas e desprotegidas, tudo pela preservação do bom nome de uma instituição decadente, parece-me no mínimo incoerente. É que no meu entender, uma pessoa assim pode ser tudo, mas santo nem por isso.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Momentos e frases que ficam

É raro gostar de ir a jantares de curso, mas ontem surpreendi-me. Foi uma noite incrivelmente agradável, isto sem falar de que nestas alturas nos lembramos porque é bom estarmos num curso onde a população é maioritariamente feminina, e sem falar também nas propostas indecentes que surgiram ao longo do jantar que, apesar de claramente histriónicas e sem perspectivas de concretização, são sempre boas para alimentar a nossa pobre auto-estima.

Gostei de muita coisa neste jantar, mas uma que me marcou foi certamente a frase que encontrei enrolada num rebuçado:

«Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego»
~Abraham Maslow

sábado, 1 de maio de 2010

Será caso para dizer...

... que a fé prejudica gravemente a saúde. (ver aqui e aqui)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

"Um contra o outro"

Sim, eu sei que há quem diga que não são nada de excepcional e que muitos acham que não têm nada de inovador, mas eu cá gosto das músicas deles, e gosto da voz da vocalista. E sim, eu sei que me "apaixono" de mais por vozes bonitas.

Nova música dos Deolinda.




quarta-feira, 21 de abril de 2010

É bom saber...

... que algures no mundo a religião não está acima da lei (ver aqui).

domingo, 18 de abril de 2010

Política, esse circo que me é tão querido

Resolvi reunir aqui algumas frases célebres, proferidas pelos sérios senhores que nos têm representado nesse espaço tão elevado que é a nossa Assembleia da República. Certamente que haverão muitas mais, e mais ainda proferidas fora da Assembleia, no entanto estas são as que me marcaram mais e que me fizeram pegar em baldes de pipocas e assistir muito entretido às emissões do Canal Parlamento.


“Peço desculpa Sr. Presidente, não era minha intenção insultar o referido e respeitável animal.” – Carlos Carvalhas, Ex-Presidente do PCP, após chamar Tony Blair de avestruz


“Não fiz mais do que cumprir o regimento. Diz o artigo 69… curioso número.” – Mota Amaral Ex-Presidente da Assembleia da República


“Palhaço! É mesmo palhaço! Quem não deve não teme.” – José Eduardo Martins, Deputado do PSD, reagindo a uma resposta do Primeiro Ministro José Sócrates


“Oh Sr. Deputado, eu sei que dói, eu sei que dói, eu sei que dói. Ponha manteiga se quiser.” – Emídio Guerreiro, Deputado do PSD dirigindo-se ao Deputado Pita Ameixa do PS


“Da próxima vez que falar comigo assim, falamos de outra maneira. Vá para o car$&%#.” – Outra vez José Eduardo Martins, Deputado do PSD, reagindo a comentários do Deputado do PS Afonso Candal


“Eu há pouco estava a perguntar de onde saiu este palhaço, que é o senhor, e sabe porquê? Porque eu nunca tinha visto um palhaço permanente numa comissão parlamentar. Mas acho que o devem ter eleito para isso, para nos animar.” – Maria José Nogueira Pinto, Deputada do PSD, reagindo a comentários do Deputado Socialista Ricardo Gonçalves


E claro que não podia faltar a mais recente:

“Manso é a tua tia, pá!” – José Sócrates, Primeiro Ministro, reagindo a comentário do Deputado do Bloco de Esquerda Francisco Louçã


Para o caso de alguém considerar ainda pouco e se quiser rir ainda mais um bocadinho, deixo também uma compilação de 15 cenas caricatas que ocorreram ao longo dos vários anos de democracia em Portugal:



sábado, 17 de abril de 2010

Verdades incómodas

Parece que anda tudo ofendido com as duras palavras que o Presidente da República Checa teve a ousadia de proferir ao lado do nosso Presidente da República (aqui e aqui). Por muito que seja de mau tom gozar com a cara de um convidado, terei sido o único a achar bem aquilo que o Presidente Checo fez?
Sinceramente, acho que de vez em quando é preciso que certos dirigentes sejam envergonhados para que acordem do mundo de fantasia em que vivem e percebam que de facto não estão a trabalhar assim tão bem. Tudo bem que aqui o Presidente Cavaco apanhou por tabela, pois não é ele que governa, mas não terá acabado por revelar também que não se sabe safar lá muito bem de situações incómodas inesperadas a que qualquer representante do país está sujeito?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dilemas

Cada vez mais me vou apercebendo que a vida é uma cadela. As oportunidades que nos dá surgem sempre nas piores alturas e vemo-nos obrigados a ter de escolher entre dois caminhos que vão influenciar de forma drástica o resto da nossa vida.
Logo quando preciso de tempo para meter a "casa" em ordem, vejo-me obrigado a ter de tomar uma decisão: agarrar a oportunidade colocada garantindo a possibilidade de um futuro profissional mais palpável, mas colocando em grande risco o fim dos meus estudos onde tanto já foi investido; ou deixá-la passar, assegurar o fim do meu percurso académico e entregar o meu futuro profissional nas mãos de um destino indeterminado.

As hipóteses são intermináveis, e as certezas nenhumas.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Notas Mentais


Usar com maior frequência o meu blazer novo. A empregada gira do restaurante de sushi pareceu gostar.



Nunca, mas nunca mais em toda a minha vida voltar a fazer uma endoscopia, por amor à minha garganta. Mesmo tendo ficado com uma fotografia do interior do meu estômago.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa

Nunca gostei da Páscoa. Não sei porquê, mas acho que são umas festividades muito pouco interessantes e fico sempre deprimido nesta altura. Depois lembro-me que é um feriado extremamente religioso e vou ver BD's como esta que se segue e fico mais animado.


Personagens: Deus e Adão
Autoria: Carlos Ruas